Estado da Arte sobre Juventude e Saúde
A temática da juventude vem ganhando a agenda de discussões e ações públicas internacionais em proporções ascendentes, na busca de meios de intervenção com essa população, que tem sido caracterizada como um grupo social plural e emergente. Nesse contexto contemporâneo, a produção de conhecimento tem se debruçado sobre tal temática e trazido contribuições acerca das vivências sociais das juventudes, suas questões e implicações na sociedade. Pela crescente produção do conhecimento nos últimos anos acerca da juventude, em função de sua emergência como questão social, fazem-se necessários a sistematização, o inventário e o balanço sobre aquilo que foi produzido e a localização das lacunas ainda presentes para o desenvolvimento de pesquisas sobre esse grupo populacional. Outras áreas do conhecimento, notadamente a Educação e as Ciências Sociais, realizaram o Estado da Arte sobre sua produção e apontaram a necessidade de alguns campos, como a saúde, efetivar pesquisas que se debrucem a descrever a produção da área acerca do tema juventude, complementando o conhecimento sobre a produção acadêmica no tema.
Baseado na pesquisa coordenada pela Profa Marília Sposito (disponíveis em: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/EstadoArte-Vol-1-LivroVirtual_0 (link externo) e http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/EstadoArte-Vol-2-LivroVirtual (link externo), este estudo realizou um levantamento da produção discente sobre juventude nos Programas de Pós-Graduação da Grande Área de Saúde, reconhecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2010, que apresentaram os descritores: jovem, juventude, adolescente, adolescência, geração, (inter)geracional, maioridade, menoridade/minoridade e/ou menor no título e/ou palavra-chave. O recorte temporal inicial se dá por 1987 ser o primeiro ano de disponibilização eletrônica de resumos de teses e dissertações, no Portal de Teses da CAPES, e 2010 ser o último ano completo. A pesquisa contou com apoio do CNPq por meio do Edital Universal 14/2013 (Processo 476699/2013-4).
Parte dos resultados da pesquisa está disponível na dissertação (link externo) de Marina Jorge da Silva.