Você está aqui: Página Inicial / Submissão de Trabalhos

Submissão de Trabalhos

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

V Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social - Denúncia dos invisíveis e anúncio dos possíveis convida profissionais e comunidade científica para a submissão de trabalhos a serem apresentados e debatidos durante o evento que será realizado presencialmente na Universidade Federal de São Carlos, nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022.
Nesta edição do SITOS estão previstas duas modalidades de apresentação de trabalhos: oral e digital.

 

Cronograma de Submissão de Resumos
23/08 a 30/09/2022 - Submissão de resumos de trabalhos.
30/09 a 14/10/2022 - Avaliação dos resumos submetidos.
17/10/2022 - Divulgação dos resumos aprovados (eletronicamente, para os primeiros autores).
27/10/2022 - Data máxima para que os autores encaminhem à Comissão Organizadora os trabalhos que serão apresentados em forma de pôster digital.

 

Modalidades de trabalho
a) Apresentação oral
As apresentações orais objetivam a partilha, debates e trocas de conhecimentos e experiências apresentadas pelos(as) autores(as) dos trabalhos aprovados. Desse modo, é necessária a presença de pelo menos um(a) autor(a) do trabalho no momento da apresentação.
Os encontros serão organizados a partir da associação entre temas comuns ou aproximados. Cada trabalho deverá ser apresentado pelos autores em até 10 minutos, com ou sem apoio de recursos digitais. Após a apresentação de todos os trabalhos haverá tempo para a interação entre os participantes, com oportunidade de debate e aprofundamento sobre os trabalhos.
b) Pôster Digital
Os pôsteres consistem na apresentação de trabalhos por meio da combinação de formas gráficas, cores e informações. Os pôsteres aprovados serão disponibilizados em plataforma digital para apreciação autônoma dos participantes, ficando disponíveis durante toda a realização do V Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social.

 

Normas para Submissão do Resumo
A submissão de resumos de trabalhos deve ser realizada por meio do formulário eletrônico próprio para essa finalidade (acesse aqui). Nele, deve ser anexado o resumo e informada a modalidade de apresentação escolhida pelos(as) autores(as): Oral ou Pôster Digital.
​O resumo submetido à avaliação da Comissão Técnico-Científica deve atender às seguintes especificações:

  • Conter: Título; Nome(s) da(s) autoras(es), filiação institucional e e-mail de cada autor; Palavras-chave (de 3 a 5); Introdução; Objetivo(s), Método/Procedimentos, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Essa é a estrutura recomendada. Contudo, não haverá prejuízo caso sejam apresentadas outras formas descritivas do trabalho.
  • Os itens “Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais’’ devem ser redigidos em um único parágrafo, sem uso de referências bibliográficas, contendo de 350 a 500 palavras. Não incluir citações e referências bibliográficas, bem como gráficos, figuras, imagens ou tabelas.
  • Ser apresentado em um único arquivo, em formato Word e fonte Times New Roman tamanho 12, em espaço simples e margens de 2,0 cm.
  • Cada participante poderá submeter até 2 (dois) trabalhos na condição de autor principal. Não há limite para a participação em trabalhos na condição de coautor.
  • O arquivo do resumo deve ser nomeado e salvo apresentando, em sequência, as informações sobre modalidade, sobrenome do autor e título, ou o que couber dele, conforme exemplo abaixo:
    ORAL_SOUZA_Pessoas em situação de rua na pandemia_a abordagem da terapia ocupacional social
  • Serão aceitos trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Solicita-se atenção à redação do resumo, observando-se as normas ortográficas da língua correspondente.

 

Normas para a elaboração dos posteres digitais

Os (As) autores (as) que receberem a aprovação de seus resumos submetidos para a modalidade poster digital devem seguir as seguintes orientações para a elaboração dos trabalhos finais:

  • O pôster deve conter as informações: Título, nome do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail do autor principal, bem como Introdução, Objetivo(s), Método/Procedimentos, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas (normas ABNT). Essa é a estrutura recomendada. Contudo, não haverá prejuízo caso sejam apresentadas outras formas descritivas do trabalho.
  • Para a confecção do pôster deve ser utilizada uma ferramenta digital como Powerpoint, Canva, Google Slides ou equivalente, desde que por meio dela seja possível gerar um link para compartilhar o arquivo, mantendo-o hospedado em drive pessoal do/as autores/as ou em plataforma disponibilizada como recurso da própria ferramenta utilizada (como acontece no Canva, por exemplo).
  • Deve ser confeccionado com no mínimo 04 (quatro) e no máximo 06 (seis) páginas e não poderá incluir áudios ou vídeos.
  • O arquivo em PDF deve ser nomeado conforme exemplo abaixo, iniciando a nomeação com “poster digital finalizado”, o sobrenome do primeiro autor e o nome do trabalho:
    POSTER DIGITAL FINALIZADO_CAMPOS_ Levantamento e caracterização da
  • O(a) autor(a) deve enviar para o endereço sitosredemetuia@gmail.com o arquivo do trabalho em formato de PDF e o link de acesso ao pôster digital.
  • Serão incluídos na plataforma os trabalhos enviados até o dia 27/10/2022.
  • O(a) autor(a) deve manter o compartilhamento do link aberto na modalidade “leitor” desde a ocasião do envio até o dia 12 de novembro de 2022.

 

Análise dos trabalhos submetidos


Os trabalhos submetidos para participação no evento serão objeto de análise da Comissão Técnico-Científica, que poderá aceitá-los na íntegra, recusá-los ou, ainda, aceitá-los mediante reformulação, conforme indicação dos membros da Comissão. Os autores serão informados do resultado da análise por correspondência eletrônica (primeiro autor), no dia 17/10/2022.

Certificação


A certificação dos trabalhos está condicionada a inscrição no V SITOS e efetiva apresentação de pelo menos um(a) autor(a). No certificado constará o(s) nomes de todos os(as) autores(as).

IMPORTANTE:
A comissão organizadora informará os autores e os participantes do evento sobre aos trabalhos disponibilizados em forma de pôster digital.
Os autores com trabalhos aceitos que não efetuarem a inscrição terão seus trabalhos cancelados e não constarão da programação.
Aqueles que precisarem de uma carta de aceite do trabalho aprovado deverão enviar uma solicitação para sitosredemetuia@gmail.com mencionando o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a modalidade do trabalho.