Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lançamento do Livro Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos

É com grande satisfação que compartilhamos com docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da Terapia Ocupacional no Brasil, como também com muita(o)s amiga(o)s e companheira(o)s nessa construção, o lançamento do livro TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos.

Este livro traz reflexões em torno de pressupostos teóricos e de proposições práticas emanadas daquilo que se constituiu como a Terapia Ocupacional Social no Brasil. Foram reunidos 25 autores, terapeutas ocupacionais, todos envolvidos com o ensino e a pesquisa na terapia ocupacional social, 20 dos quais atuam em importantes universidades do país. Esse processo contou com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos é composto por 23 textos distribuídos em duas seções.

Na Seção I, intitulada Entornos Conceituais – Cores e Texturas, são trazidos 13 ensaios que transitam por distintas percepções teóricas e formulações práticas, evidenciando a pluralidade temática e epistemológica que atualmente caracteriza os estudos nesse campo, assim como aglutinando e discutindo conceitos fundamentais para a ação profissional.

Na Seção II, Traçados e Cenários, a intenção foi apresentar temas contemporâneos que têm interpelado a terapia ocupacional social por meio de 10 textos em que diferentes experiências de ação profissional, ensino e pesquisa ganham a cena para discutir relevância social, conhecimento acadêmico e atuação terapêutico-ocupacional. As temáticas da juventude pobre, do trabalho territorial, da escola pública, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do ato infracional, das drogas, dos gêneros e sexualidades ganham a cena para discutir a relevância social, conhecimento acadêmico e atuação profissional.

Por fim, esta publicação reflete um importante momento para a terapia ocupacional brasileira: o início da transição entre a geração que institucionalizou a profissão e sua formação no Brasil, que vem dando os contornos finais à sua mais plena institucionalização acadêmica, com a proposição e implantação, em 2015, do primeiro programa de doutorado específico na área na América Latina, sediado na Universidade Federal de São Carlos, e a geração que pôde iniciar sua capacitação para o ensino e para a pesquisa no âmbito dos estudos próprios da terapia ocupacional e da terapia ocupacional social, sendo parte de uma construção entre os que a alicerçaram e a fizeram avançar
para a renovação característica dos últimos anos.

Com essa seleção de textos, provenientes de reflexões e pesquisas individuais de docentes ou em parceria com colegas e ex-alunos, compusemos e formatamos este livro, esperando que seja um aporte e um estímulo para novas e necessárias pesquisas.

Roseli Esquerdo Lopes e Ana Paula Serrata Malfitano